Lições Aprendidas


ESCOLHA DO PROJETO


Foi muito difícil para a equipe decidir qual projeto poderia ser beneficiado através do trabalho a ser desenvolvido.
Um dos critérios levantados através dos integrantes do grupo de Tecnologia da Informação – Turma 49 era a onde o conhecimento de cada um, fosse agregar na necessidade de melhoria para a instituição beneficiada.
 Após uma votação, escolhemos a instituição Associação Cristã Caminho da Verdade (A.C.C.V.), com o projeto Material Institucional. Acreditamos que podemos adquirir novas experiências na desenvoltura deste projeto. Onde há  preocupação de atingir a expectativa do cliente. 


PLANEJAMENTO
Para a equipe ter direcionamento da cada atividade a ser executada, para obter um resultado bem sucedido do projeto, entendemos a necessidade da elaboração do WBS (Work Breakdown Structure), onde as atividades foram levantadas através de uma reunião com os integrantes do grupo.

Após definirmos as atividades, chegou a hora de elaborar a Matriz de Responsabilidades.
O papel de cada integrante foi distribuído devido à afinidade com as atividades levantadas.
Entendemos a importância da definição da matriz, para deixar claro o papel de cada gestor durante a execução do projeto. 


EXECUÇÃO
  
Possíveis Fornecedores

Para iniciar as atividades, primeiramente precisávamos de um fornecedor para realizar as gravações das atividades na instituição A.C.C. V e a edição dos vídeos.

A ideia do grupo era apresentar a proposta do projeto para profissionais e alunos da área de comunicação, mas infelizmente durante o retorno das propostas enviadas para os possíveis fornecedores, não foram como esperado, os estudantes do curso de comunicação informaram que estariam focados em atividades educacionais e em seguida estariam viajando durante período do projeto.

Os profissionais, da área de filmagens, adoraram a ideia, porém por falta de incompatibilidade de agenda seria impossível realizar o trabalho de filmagens na intuição.


Plano de “B” em ação

Sem o apoio dos possíveis fornecedores, foi à hora da equipe do projeto colocar as mãos na massa.
Um dos integrantes, o Anderson Tanaka utilizou uma câmera profissional emprestada para usar nos registros das imagens.
Dia 13/11, tivemos um pequeno probleminha de iluminação local, durante a gravação dos vídeos, por isto tivemos que planejar as gravações para a próxima semana. Mas caros leitores, como informados a câmera era emprestada, tivemos que a devolver antes de podermos concluir os registros de todas as atividades que a ACCV oferece.


LIÇÃO IMPORTANTE



  •        Jamais subestime o grau de dificuldade de um projeto sem antes estuda-lo;
  •   Converse com consultores, profissionais da área que possa indicar a melhor maneira para execução de cada atividade, para diminuir a porcentagem de erros;
  •    Estude com calma os prazos estabelecidos.

Escute o cliente final, quais são as suas expectativas no produto final.


Encontramos bastantes barreiras em um projeto que todos os integrantes julgavam o projeto como simples, porém todos os possíveis riscos levantados até aqueles de níveis mais baixos “considerados impossíveis” aconteceram, devido a falta de conhecimento e preparo sobre o tema escolhido.